Esse material que vou falar nesta postagem, está sendo muito utilizado pelas indústrias de móveis espalhadas pelo brasil e pelo mundo. Hoje é muito comum ver nas lojas, móveis feitos com esse material. Mas você conhece o MDP? É bom conhecer, para que em uma eventual compra, saiba o que está levando para casa.



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


Sobre o MDP

O MDP é um Painel de Partículas de Média Densidade. Essas pequenas partículas de madeira, são aglutinadas e entrelaçadas com resinas especiais de última geração, isso ajuda na estabilidade dimensional do painel e o deixa com grande resistência à empenos.

Suas Utilizações

Como ele é constituído de pedaços de madeira, não se aconselha fazer detalhes em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados. Recomenda-se o seu uso em portas retas, laterais de armários, frentes de gavetas, laterais de gaveta, prateleiras, divisórias, tampos retos e bases.

MDP com revestimento


Móveis com MDP

O baixo custo deste painel o faz ser um dos mais utilizados em todo mundo. Isso se dá pelo fato de se usar partículas de madeira reflorestada ao invés de fibras, como é o MDF. Desta forma, há um maior aproveitamento da madeira, diminuindo assim o seu custo. Por este motivo, os móveis feitos com o MDP pelas grandes fábricas, ficam mais baratos em relação aos outros móveis feitos com outros materiais.

Minha opinião

A minha primeira impressão quando vi este material no estoque de uma loja, foi de um material que eu já conhecia. Se você olhar a parte interna do MDP, vai perceber uma semelhança muito grande com o já conhecido aglomerado, justamente porque os dois são feitos com partículas de madeira, mas há diferenças e elas podem ser notadas.

    MDP                                Aglomerado

Acredito que a qualidade do MDP seja bem superior à do aglomerado em vários aspectos, o que explica o seu uso em grande escala pelas indústrias de móveis.
 
Leia também estas outras postagens que possuem informações sobre outros tipos de materiais:
 

Eu ainda não utilizo o MDP em meus trabalhos, mas pode ser que eu venha a utilizar. E isso vai acontecer quando eu constatar a qualidade deste material e ter certeza de que ele não vai comprometer a qualidade dos meus serviços.

Espero que essas informações tenha te ajudado a conhecer um pouco sobre o MDP. Mas e aí, você já o conhecia ou apenas tinha ouvido falar sobre ele?

4 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. Vc já viu armários de quarto, com somente as portas de correr de pvc? uma lojinha de fábrica aqui perto de casa, vi um, estranhei qdo abri, pois é muito leve, é igual as portas sanfonadas, mas é uma placa inteira. O que vc acha desse tipo de material pra quarto?
    cacaupocket@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Carla,

    Precisa saber se esta porta tem qualidade, se não vai empenar, deformar e etc.. Saber também se o sistema de correr é bom. Outra coisa que precisa ser analisada é a questão da estética, se o armário fica bonito com estas portas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Usamos o MDP devido a ter maior resistência a empenamentos que o MDF, e revestido não há diferença estética entre ele e o mdf.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lara.

    Obrigado pelo comentário, com certeza vai ajudar muitas pessoas com essas informações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem