As indústrias voltadas para a área moveleira, nunca param de inovar. Sempre buscam algo novo, diferente e bonito, para aumentar ainda mais as opções de uso dos arquitetos, designers, marceneiros e etc. Hoje vou mostrar este painel, que tem sido muito usado, nas mais diversas áreas da marcenaria.



Aproveite e siga o Instagam Edem marceneiro e curta a página Edem Marceneiro no Facebook.


A Madeira Teca

A Teca, "Tectona Grandis", é uma árvore tropical nativa do sudeste da Ásia. Mas hoje, várias empresas aqui do Brasil, já criaram reflorestamentos no estado do Mato Grosso, para atender as fábricas que utilizam esta madeira na fabricação deste painel.


A Teca possui veios paralelos amarelos e marrons, que no painel, dá uma aparência muito bonita. Uma outra característica importante desta madeira, é a de não apodrecer em contato com a água. Mesmo assim, é recomendado sua proteção com seladora e verniz.


O Painel Teca

O painel Teca é todo fabricado com madeira de reflorestamento. A sua confecção é feita a partir de pequenos pedaços da madeira maciça, colados nos topos e nas laterais. É fabricado em várias espessuras, que varia de 20 a 70mm e isso permite utilizar esse painel em diversas finalidades. Vou listar agora, tipos deste painel:

Painel de Teca Jovem

São painéis feitos com a Teca ainda jovem, de 10 a 12 anos de idade. É recomendado uso deste painel internamente, livre de intempéries(variação climática).

Painel de Teca Adulta

São painéis feitos com a Teca já adulta, com idade superior a 25 anos. Sua coloração é bem mais forte do que a da Teca jovem. Mesmo sendo adulta, é recomendado o seu uso internamente, livre de intempéries.

Painel de Termo Teca

São painéis feitos da Teca jovem, mas que é levada a uma estufa especial, onde a temperatura é elevada a 180°C, evaporando os amidos da madeira, mudando suas características físicas sem a utilização de produtos químicos. Esta ação muda a coloração da madeira para um castanho escuro, mas o painel se torna resistente a intempéries, podendo ser usado em locais molhados.



O processo das emendas

Para se emendar os pedaços de madeira na confecção dos painéis, é utilizado o sistema de encaixe finger-joint. Esse sistema permite aproveitar pedaços de madeira a partir de 12cm, diminuindo a perda de material.




Área de utilização do Painel Teca

A beleza deste painel, permite a sua utilização em vários segmentos, como objetos decorativos, prateleiras, revestimento de paredes, porta de passagem pivotantes, armários, tampos de mesa, balcões e etc.



Esse painel valoriza qualquer projeto, por ser um material diferenciado e exclusivo, pois cada painel tem o seu desenho.

Para saber sobre outros materiais, veja estas outras postagens que também estão aqui no blog:


A intenção desta postagem foi de fazer você conhecer um painel que já está sendo muito usado em vários lugares. É bem possível que você já tenha estado perto de um painel deste, em alguma loja e talvez não tenha percebido. Foram válidas essas informações? Você conhecia este painel? O que achou dele?

5 Comentários



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

  1. É um painel lindo. Fácil de trabalhar e ao mesmo tempo resistente. Já vi sendo usada como bancada de cozinha em área molhada...quando tratada resiste mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oii amigo

    Que transformação ein, essa madeira fica, depois de ser modelada,Fca um painel maravilhoso e elegante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Planta,

    muito oportuno o seu comentário. Veio confirmar o que escrevi na postagem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edem, vou pedir uma ajuda sua, sabe onde consigo comprar o painel de Teca aqui no Rio capital?

    Abraço

    Mário Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário!

      Lá na rua Frei Caneca você vai encontrar madeireiras que vendem este painel e de várias espessuras.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário



Gostou desta postagem?
Faça seu comentário sobre o que acabou de ler e ver.
Caso queira tirar alguma dúvida ou entrar em contato para orçamentos, utilize o Formulário de Contato.
Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem